História de Piranguinho

Piranguinho - Minas Gerais

Piranguinho, conhecida nacionalmente como a capital do pé-de-moleque, é um município brasileiro no interior sul do estado de Minas Gerais, no território do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Região Sudeste do país.

A região onde atualmente se localiza o município de Piranguinho, até meados do século XIX, era propriedade de Leocádia de Lourenço. O povoamento do lugar teve início no final do século XIX, com a construção da Estrada de Ferro Sapucaí no projeto "Rede Mineira de Viação". Este projeto visava à construção de uma estrada - de - ferro que ligasse Itajubá a Santa Rita do Sapucaí, estendendo a malha ferroviária a outras regiões do estado.

Dessa forma, inúmeros barracos de madeira e casas de pau -a -pique foram surgindo em torno da estrada para abrigar os trabalhadores da estrada de ferro, dando origem, assim, a uma pequena povoação.

Até 1913, o arraial conseguiu adquirir uma notável infra-estrutura: inaugurou-se sua primeira escola, construiu um cemitério e adquiriu água encanada e luz elétrica. Neste ano, Piranguinho transformou-se em Distrito, inaugurando seu primeiro Cartório de Paz. Em 1954, iniciou o processo de construção da rodovia que ligaria Itajubá a Poços de Caldas.

Nas décadas seguintes houve um desenvolvimento da agropecuária na região, que propiciou o crescimento econômico e populacional, tendo a cidade emancipada do município de Brazópolis no mês de dezembro de 1962 criou-se então o município cuja sede foi elevada à cidade. Em 1963, houve a solenidade de instalação e, neste mesmo ano, ocorreu a primeira eleição municipal.

Na década de 1990  o movimento comercial já mostrava sinais de maior desenvolvimento devido ao aumento populacional urbano.

Atualmente, a cidade abriga um significativo número de estabelecimentos – que inclui desde farmácias, supermercados, salões de esporte, postos de abastecimento, industrias alimentícias, de móveis e componentes elétricos, a postos de saúde – além de ruas calçadas e arborizadas. O sistema de ensino expandiu e, hoje, apresenta escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Piranguinho, gradualmente, vem conseguindo expandir sua economia. O município destaca-se na agropecuária, extração vegetal e pesca. A industria, ainda em processo de desenvolvimento, assim como muitos estabelecimentos comerciais.

Conhecida nacionalmente como capital do pé-de-moleque, Piranguinho tem o "modo de fazer" do doce tombamdo como Patrimônio  Imaterial do Estado de Minas Gerais e produz uma grande quantidade dessa iguaria consumida em todo o território nacional.