Conheça o Projeto Horta - Alimentação Saudável

POSTADO POR: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
12/09/2017

Horta feliz
Horta da Escola Christovam

As escolas municipais de Piranguinho têm desenvolvido o Projeto Horta - Alimentação Saudável com seus estudantes. O objetivo do programa é promover nos alunos hábitos de uma alimentação balanceada.

Os produtos cultivados sem agrotóxicos, além de enriquecer, podem, de forma divertida, complementar as variedades da merenda escolar, que também conta com hortifrutigranjeiros livres de agrotóxicos, provenientes da agricultura local, favorecendo a agricultura familiar e a disponibilidade de alimentos de qualidade.

De acordo com a nutricionista Andreia, responsável pela implantação do projeto, “É sabido que crianças, a partir dos 2 ou 3 anos, tornam-se mais seletivas em relação à própria alimentação, passando a recusar alimentos que até então eram bem aceitos. O Projeto pretende mudar esse cenário, fazendo com que as crianças vivenciem várias situações - conhecer hortas locais, por exemplo para compreender como nascem as hortaliças, legumes vegetais e, até mesmo, frutas - despertando, assim, o interesse delas por esses alimentos”.

Visitando horta
Estudantes da Escola Ataliba visitando uma horta

A execução e o sucesso do projeto dependem do envolvimento de toda a escola. Cabe às merendeiras, por exemplo, incentivar o consumo de frutas, verduras, legumes e vegetais e preparar o cardápio de forma que os alimentos sejam apresentados com suas características sem alterações, como não esconder legumes no caldo do feijão ou no caldo das carnes, pois as crianças precisam reconhecer o que estão consumindo. A nutricionista Andreia tem acompanhado o projeto e orientado a todos os envolvidos para que o trabalho adquira um alto desempenho e perdure.      

experimentando novos sabores

Alunos da Escola Municipal Deputado Christovam Chiaradia conhecendo novos sabores

Andreia afirma que “Projetos como este, que articulam o saber pedagógico com o saber da saúde/nutrição, podem promover a melhoria da qualidade do atendimento oferecido pelas instituições escolares, em múltiplas dimensões, portanto, deve ter sua continuidade assegurada pela proposta pedagógica do Município”.

Veja mais imagens referentes aProjeto Horta - Alimentação Saudável. Para isso, clique aqui

















ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Times de vôlei de Piranguinho participam de amistosos

Nesse sábado, 23 de setembro, equipes de vôlei de Piranguinho, masculina e feminina, foram à cidade de Santa Rita do Sapucaí para participar de amistosos. As equipes são treinadas pelo Educador Físico Marcelo Henrique por meio do projeto de esportes da Prefeitura Municipal de Piranguinho. Marcelo tem treinado equipes de futsal, futebol de campo e vôlei, sendo que outras modalidades esportivas poderão ser inclusas no projeto.

Times disputam as quartas de final do Campeonato Amador

Ontem, domingo (24), ocorreram duas partidas pelo Campeonato de Futebol Amador de Piranguinho/2017.

CMEI desenvolve trabalho educativo com os artesãos do município

Em agosto, o CMEI de Piranguinho (Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Nilmara Renó Carneiro”) deu início a um projeto educativo que envolve os artesãos do município, o qual foi encerrado no meio deste mês (setembro/2017).

Receba as novidades da prefeitura no seu e-mail:

  • Facebook
  • YouTube
Administração 2013 à 2016
Av. Alf Renno, 200, Piranguinho, MG. CEP: 37.508-000
Contato: (35) 3644-1205
E-mail:
prefeitura@piranguinho.mg.gov.br