Resumo do Desfile de 7 de setembro/2017

POSTADO POR: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
12/09/2017

No dia 07 de setembro, a comunidade piranguinhense se reuniu para comemorar o Dia da Independência. Antes da realização do desfile cívico, ocorreram a composição do palanque e o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Compuseram o palanque a Prefeita Helena, o Vice-prefeito Pedro Valdomiro, o Presidente da Câmara Ricardo, o Sargento da Polícia Militar Vitor, vereadores e secretários municipais. As bandeiras foram erguidas pela Prefeita, pelo Sargento e pelo Presidente da Câmara.

Autoridades erguem as bandeiras

Após o hasteamento, a prefeita discursou a respeito da importância da economia local. Lembrou que, nos últimos anos, o município vem se destacando nacionalmente em virtude da fabricação de pé de moleque e afirmou que todos se orgulham por Piranguinho ser considerado a Capital desse doce e pelo processo artesanal de fabricação dele ser considerado patrimônio cultural do Estado. Continuou sua fala dizendo que, de modo igual, as outras áreas econômicas do município, que sempre trouxeram impactos positivos a ela, também trazem muito orgulho a todos. Finalizou o discurso revelando a temática do desfile, “A economia Local” e desejando a todos um ótimo momento cultural.

Prefeita Helena discursando

Deu-se início ao desfile com a passagem das bandeiras. Em seguida, veio a Fanfarra Municipal, que é parte do projeto de artes desenvolvido pelas escolas.

Bandeiras
Passagem das bandeiras
Fanfarra municipal
Fanfarra

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Nilmara Renó Carneiro foi o próximo grupo a se apresentar. O CMEI representou o artesanato local, e os estudantes desfilaram pela avenida levando com eles trabalhos artesanais feitos com diversas matérias primas.

Alunos do CMEI se apresentando

Após o CMEI, desfilou a Escola Municipal Deputado Christovam Chiaradia, representando a pecuária do município de Piranguinho. De forma bem lúdica, o desfile da Christovam teve início com uma turminha representando personagens do mundo infantil: A Jéssie e o Woody – cowboys de desenho animado. A apresentação contou também com estudantes vestidos de tropeiros.

Christovam Alunos da  Christovam se apresentando

Neste ano, o Desfile Cívico de Piranguinho contou com a ilustre participação da Associação de Pais, Amigos e Excepcionais de Brazópolis (a APAE), com a qual a Prefeitura de Piranguinho formou parceria no início deste ano. Alunos, pais, responsáveis, profissionais que atuam na instituição trouxeram para o desfile os diversos projetos que são desenvolvidos na APAE. Um desses projetos é a fanfarra, a qual estimula a prática musical e é realizada por meio de um trabalho voluntário.

apae APAE de Brazópolis participa do evento

Em seguida, desfilou a Escola Cultural, representando a Educação, o Turismo e a Hotelaria, setores que movimentam a economia local.

Cultural Alunos da Escola Culural se apresentando

A Escola Municipal eio a seguir. Ela representou os produtos agrícolas: café, soja e maracujá e também a piscicultura do município de Piranguinho.Doutor Ataliba de Moraes vEstudantes da Ataliba

A Escola Municipal Maria Mota Alcântara se apresentou logo após, representando, principalmente, a agricultura familiar.

Maria Mota
Crianças da Escola Maria Mota

A penúltima escola a fazer sua exibição foi a Escola Municipal Almerinda Valente de Lima. Esta representou o transporte, o comércio, a prestação de serviço e a indústria do município de Piranguinho.

Escola Municipal Almerinda Valente de LimaAlunos da Almerinda

E a última escola foi a Estadual Sebastião Pereira Machado, destacando a importância do Protagonismo Juvenil.

SEPEMA

O fechamento do desfile ficou por conta do Grupo MoveMente, que atualmente tem mais de 150 pessoas fazendo parte.

Grupo MoveMenteGrupo MoveMente

Para ver todos os registros feitos pela Comunicação desse evento, clique aqui.

A Prefeitura Municipal de Piranguinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, agradece aos estudantes, pais e educadores pelo empenho para a realização do belíssimo desfile. Agradece aos motoristas, aos funcionários do setor de obra e às merendeiras pelo importantíssimo serviço prestado antes, durante e após o desfile. Agradece às autoridades a presença. E expressa seu agradecimento, sobretudo, à comunidade piranguinhense que, em peso, prestigiou o evento. Por fim, a Prefeitura Municipal de Piranguinho agradece profundamente aos funcionários da Secretaria Municipal de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Juventude o planejamento, a organização e a realização do evento.