01 FEV 2018
Vigilância alerta sobre o aparecimento de focos do mosquito da dengue
Saiba quais cuidados se deve ter para eliminar os focos!

A Vigilância Epidemiológica de Piranguinho emitiu o resultado do 1º levantamento de índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Conforme o levantamento, no município piranguinhense, foram encontrados 7 focos positivos para o Aedes. Grande parte foi encontrada em pneus e vasos de plantas de residências, em diferentes bairros do município.

Diante dessa constatação, a Prefeitura Municipal de Piranguinho, por meio da Secretaria de Saúde, faz apelo à população para colaborar na eliminação desses focos, evitando assim, casos de doenças transmitidas pelo inseto.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Veja as principais orientações:
[Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar]

Cuidados dentro das casas e apartamentos

• Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Área externa de casas e condomínios

• Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  • Limpe ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando a combater os focos do Aedes aegypti!

A Secretaria de Saúde informa que fará um trabalho de conscientização com alunos da Rede Municipal de Ensino, além de trabalhos voltados para todo o público.