21 AGO 2019
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos. seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

A Prefeitura Municipal de Piranguinho está desenvolvendo um belo trabalho com pessoas com deficiência no Centro de Convivência Viver Melhor.

O Centro de convivência viver melhor é uma unidade pública especializada que atende jovens e adultos com deficiência que não têm autonomia e dependem de outras pessoas. As famílias dessas pessoas também são atendidas no Centro viver melhor através de visitas domiciliares.

Nesta unidade são desenvolvidas atividades que permitam a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência, resgatando a autoestima.

O Centro de convivência viver melhor oferece atenção integral à pessoa com deficiência em situação de dependência durante o dia e, ao mesmo tempo, serve de apoio às famílias e aos cuidadores familiares na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados na família. É, portanto, uma alternativa coletiva de cuidados pessoais, complementares aos cuidados das famílias.

Este Projeto está vinculado a saúde mental na Secretaria Municipal de Saúde de Piranguinho

Serviços Oferecidos

A unidade deverá oferecer o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias:

• Aula de violão, música e dança;
  • Atividades físicas;
  • Aula de culinária – Cozinha experimental;
  • Acompanhamento da Rede Socioassistencial;
  • Atendimento psicológico;
  • Acompanhamento com Assistente Social;
  • Atendimento médico;
  • Atendimento com fisioterapeuta;
  • Plantio e cultivo de hortaliças na horta do centro de convivência;
  • Apoio na comercialização dos produtos da cozinha experimental e das hortaliças, sendo os valores escriturados em Livro Caixa e revertidos aos seus usuários.

Público Atendido

Pessoas com deficiência entre 18 e 59 anos, com dependência, ou seja, que necessitam de cuidados de outras pessoas para realizar atividades básicas diárias, e que tenham tido seus direitos violados. Também são atendidos cuidadores e familiares.

Formas de Acesso

O cidadão pode procurar um Centro de convivência viver melhor ou também pode ser encaminhado à unidade por meio da busca ativa, de outros serviços da Assistência Social, de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, como o CRAS.

fonte: apaebrasil.org.br