21 FEV 2017
EVENTOS E ATRAÇÕES
Tarde de campo com cafeicultores expõe Secador de Caixa Sincomag
Na última quinta-feira, 16 de fevereiro, das 14 às 16 horas, a Prefeitura Municipal de Piranguinho, a Emater-MG e a Sincomag Ltda realizaram uma tarde de campo com cafeicultores para expor o Secador de Caixa Sincomag.

Realizada no Sítio Dois Irmãos (propriedade do senhor Lúcio Silva), localizado no Bairro Pinhal Redondo, Piranguinho, a exposição contou com a presença de Edmundo Modesto de Melo, engenheiro agrônomo, e Uiliam Oliveira, desenvolvedor do equipamento.

O engenheiro Edmundo, coordenador Técnico Regional de Culturas na empresa EMATER-MG, palestrou sobre a qualidade do café. A busca pela qualidade é considerada hoje a principal ferramenta para garantir a rentabilidade da cultura.

A segunda palestra ficou por conta de Uiliam Oliveira e teve como tema a usabilidade do Secador de Caixa Sincomag. O processo de secagem desse equipamento funciona a partir de fogo indireto; uma fornalha e uma turbina direcionam uma corrente de ar aquecida até os grãos. Essa combinação submete o grão a um processo de desidratação gradativa, permitindo que a qualidade do grão colhido seja completamente mantida nessa fase da pós-colheita. O Secador de Caixa Sincomag vem auxiliando os produtores a reduzir mão de obra, o tempo e os custos de secagem.

Além de terem acompanhado as palestras, os participantes conferiram o depoimento de um produtor que já utiliza o Secador. A Administração municipal e o Extencionista Agropecuário da Emater-MG Edgar Moreira da Silva apoiaram a realização do evento.  Estiveram presentes também o Secretário de Governo e Agricultura Silvio Fernandes e a vereadora Andrea Mota.