22 SET 2017
CMEI desenvolve trabalho educativo com os artesãos do município
Em agosto, o CMEI de Piranguinho (Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Nilmara Renó Carneiro”) deu início a um projeto educativo que envolve os artesãos do município, o qual foi encerrado no meio deste mês (setembro/2017).

Nesse período, os alunos tiveram a visita de alguns artesãos piranguinhenses para que pudessem conhecer várias formas de arte e, com isso, desenvolver a imaginação criadora e a percepção. O trabalho permitiu aflorar a sensibilidade por meio da estética – o que contribui para a expressão afetiva e cognitiva das crianças.

De acordo com Eliane Cristina Silveira Renó, a diretora do Centro Infantil, “O aluno, por meio do fazer artístico, pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas, organizadas a partir da aprendizagem informal e, ao mesmo tempo, pode desenvolver atividades que estabelecem relações interpessoais. Piranguinho possui uma considerável variedade de artesãos que desenvolvem trabalhos belíssimos que enriquecem a cultura local. Muitos deles complementam a renda com essa atividade, beneficiando também a economia do município. No meio cultural, o artesão imprime traços de sua cultura nos objetos que produz, consciente ou inconscientemente. Muitas de suas tradições, como símbolos mágicos e crenças, ficam marcadas em suas peças. O artesão se sente valorizado com sua arte, porque faz objetos que têm serventia e isto lhe dá a certeza íntima de ser útil à comunidade”.

Os artesãos que foram ao CMEI levaram algumas de suas artes. Alguns profissionais até desenvolveram atividades com as crianças. O projeto culminou na confecção, realizada pelos alunos juntamente com seus professores, de lindos artesanatos que foram levados para o Desfile de Sete de Setembro (2017).

Aluna do CMEI com o pai no Desfile de 7 de Setembro