19 OUT 2023
Terceiro Encontro Nacional no Som do Berimbau reúne comunidade capoeirista em Piranguinho
No último sábado, 14 de outubro, o Ginásio Poliesportivo Reizão, em Piranguinho, foi palco do Terceiro Encontro Nacional no Som do Berimbau, promovido pela Associação Capoeira Liberdade do Brasil. O evento contou com a participação de capoeiristas de diversas regiões, incluindo alunos do projeto do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade, que estiveram sob a orientação de seu contramestre, Mestre Sagui.

Este encontro celebra a cultura da capoeira e promove a integração entre praticantes dessa arte marcial e dança que tem raízes profundas na história brasileira. Além disso, o evento destaca o valor da inclusão social e da promoção do esporte entre jovens, uma missão fundamental da Associação Capoeira Liberdade do Brasil.

O encontro contou com o apoio da secretaria municipal de saúde e promoção social e da secretaria de educação, turismo, cultura, esporte e juventude, fornecendo recursos para garantir o sucesso desta iniciativa.
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de vivenciar a capoeira em sua forma mais autêntica, participando de rodas de capoeira, apresentações musicais, aulas práticas e exposições culturais. O som do berimbau, instrumento emblemático da capoeira, ecoou pelo Ginásio Poliesportivo Reizão, unindo capoeiristas e espectadores em uma celebração única.

Mestre Sagui, conduziu várias atividades, compartilhando sua experiência e paixão pela arte com os alunos do CRAS e outros participantes. O evento também teve a presença de outros mestres e instrutores que enriqueceram a programação com sua sabedoria e habilidades.

O Terceiro Encontro Nacional no Som do Berimbau não apenas promoveu a capoeira, mas também ressaltou o poder de transformação social dessa arte marcial, capacitando jovens e proporcionando uma valiosa conexão com a cultura brasileira.

A Associação Capoeira Liberdade do Brasil, o CRAS, e as secretarias municipais envolvidas esperam que esse evento anual continue a inspirar a comunidade e a fortalecer os laços entre os praticantes da capoeira em Piranguinho e em todo o Brasil.