03 OUT 2017
Escolas Municipais recebem palestra sobre “bullying”
Na última semana, alunos das escolas municipais assistiram a uma palestra sobre as consequências do "Bullying", realizada por duas funcionárias da Clínica de Odontologia Gou, Emanuely Victória e Sharleny Ribeiro.

Na última semana, alunos das escolas municipais assistiram a uma palestra sobre as consequências do “bullying”, realizada por duas funcionárias da Clínica de Odontologia Gou, Emanuely Victória e Sharleny Ribeiro.

A Clínica Gou desenvolve um projeto social voltado para a prevenção e o combate da prática de “bullying”. Parte de sua equipe vai até as escolas para realizar palestras com essa temática. A visita nas escolas de Piranguinho se deu a convite da vereadora Andrea Mota.

Os estudantes foram orientados sobre o que é “bullying”, quais são as formas dessa violência, quem mais comete (menino ou menina) e “cyberbullying” (que é o “bullying” realizado por meio de ferramentas tecnológicas).

Aprenderam também como os "bullies" (agressores) escolhem as vítimas, geralmente são os que estão em franca desigualdade de poder, e quais as principais razões que levam os jovens a serem os agressores.

As crianças foram ainda alertadas dos principais problemas que uma vítima pode enfrentar na escola e ao longo da vida. Os problemas mais comuns são ansiedade generalizada, bulimia, desinteresse pela escola, fobia escolar, fobia social, problemas comportamentais e psíquicos e problemas psicossomáticos. As palestrantes destacaram que, em casos mais graves, podem-se observar quadros de esquizofrenia, homicídio e suicídio.

Parte da fala se destinou aos educadores. Estes foram orientados a como perceber quando uma criança ou adolescente está sofrendo “bullying”e qual o comportamento típico dela.

No fim de cada palestra, os presentes receberam orientação sobre como os amigos e os professores podem ajudar as vítimas a superar o sofrimento. As apresentações contaram com dinâmicas, distribuição de adesivos “anti bullying”e sorteio de brindes.

Algumas escolas ainda vão receber as palestrantes. O agendamento ocorrerá nos próximos dias.

A administração municipal acompanhou uma das reuniões e agradeceu pessoalmente à vereadora a iniciativa, à direção a abertura de espaço e às profissionais o excelente trabalho desenvolvido.

De acordo com a vereadora Andrea: “Para combater o “bullying”, é fundamental o envolvimento e a conscientização de todos, especialmente da comunidade escolar. E parcerias como essa são muito válidas e eficazes”.