Ir para o conteúdo

Piranguinho - MG
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
10
10 JUL 2017
EDUCAÇÃO
Escola Municipal Maria Mota Alcântara realiza a Festa da Família/2017
enviar para um amigo
receba notícias
A Escola Municipal Maria Mota Alcântara realizou nesse último sábado, 08 de junho, a Festa da Família/2017. Um evento que consiste em aproximar a família da escola e firmar com ela uma parceria.

A Escola Municipal Maria Mota Alcântara realizou nesse último sábado, 08 de junho, a Festa da Família/2017. O evento  consiste em aproximar a família da escola e firmar com ela uma parceria.

A Festa contou com diversas apresentações, entre elas, dança do pau de fitas e quadrinha composta pelos alunos e seus familiares.

Nesse dia, ocorreu também o lançamento da cartilha “Cuidando da casa comum: uma carta de alerta para a comunidade do bairro Açudinho e do Distrito de Santa Bárbara do Sapucaí”, elaborada pelos alunos no ano de 2016.

A direção escolar e a Secretaria Municipal de Educação agradece aos alunos, pais, familiares, educadores e autoridades a presença no evento.

Saiba mais sobre a cartilha

Em 2015, o Distrito de Santa Bárbara vivia uma problemática ambiental: escassez de água. O nível de água do Córrego Açudinho, que abastecia o Distrito, diminuía de modo gradativo e, consequentemente, a qualidade da água era perdida.

Nesse período, a Escola Maria Mota Alcântara começou a desenvolver um projeto voltado para a conscientização do uso e da preservação da água. Contudo, quando a dificuldade atingiu a vida escolar dos alunos, o envolvimento por parte deles e da comunidade no projeto passou a ser mais intenso.

Entre as ações práticas adotadas no projeto, destacam-se: visitas ao córrego; análises de fotos antigas do local; e palestras. As ações permitiram a equipe pedagógica da escola desenvolver atividades reflexivas – que consistiam em observar as condições do córrego no passado e no presente.

Ainda em 2015, o trabalho desenvolvido foi ampliado com a chegada do Projeto “Cultivando Água Boa de Itaipu Binacional” – o qual teve o apoio da Prefeitura Municipal de Piranguinho, EMATER e COPASA. O novo projeto possibilitou desenvolver um trabalho de recuperação das nascentes que abasteciam o Córrego Açudinho.

A escola recebeu a Carta da Terra para crianças, que foi trabalhada com todos os alunos da escola e serviu de inspiração para a criação de uma cartilha escrita e ilustrada pelas próprias crianças com base na realidade do Bairro Santa Bárbara e do córrego Açudinho.

O conteúdo desse material foi elaborado e finalizado no segundo semestre do ano de 2016. E, na Festa da Família, a Escola Municipal Maria Mota Alcântara teve a alegria e a satisfação de fazer o lançamento da cartilha. 

A Escola Municipal Maria Mota Alcântara, juntamente com a prefeitura, parabeniza toda a equipe envolvida neste projeto, em especial os alunos que fizeram com que este se concretizasse nesta cartilha.

Veja imagens do evento na Página Oficial da Prefeitura Municipal de Piranguinho. Para isso, clique aqui! 

Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia