25 JUL 2017
INFRAESTRUTURA
Administração municipal visita cooperativa para conhecer processo de exportação de café

No dia 12 de julho, a Administração municipal visitou a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM). Referência em agricultura orgânica, solidária e agroecológica, a COOPFAM tem beneficiado mais de 320 famílias de pequenos cafeicultores de diferentes municípios sul mineiros. Estes produzem 800 toneladas de grãos de café, por ano, sendo 360 toneladas de orgânicos, os quais são integralmente exportados para Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Japão.

O intuito da visita foi justamente conhecer o processo de exportação do café a fim de implantá-lo no município piranguinhense por meio de cooperativismo. Um trabalho a ser realizado pela prefeitura em parceria com a Emater que contribuirá para a alavancagem do setor econômico local.

A Administração municipal foi à cooperativa acompanhada do extensionista da Emater Edgar, da secretária executiva Daiane, do Vice-Prefeito Pedro Valdomiro, do Secretário de Governo Silvio e do contador Washington. A visita foi guiada pelo senhor Daniel Penha da Silva, gerente geral da COOPFAM.

Os visitantes também puderam conferir o artesanato produzido pelo grupo “Mulheres da COOPFAM”, feito de diferentes elementos do café, como palha, borra e madeira.

Bandeja aertesanal criada pela Mulheres da COOPFAM”