Ir para o conteúdo

Piranguinho - MG
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
22
22 SET 2017
EDUCAÇÃO
CMEI desenvolve trabalho educativo com os artesãos do município
enviar para um amigo
receba notícias
Em agosto, o CMEI de Piranguinho (Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Nilmara Renó Carneiro”) deu início a um projeto educativo que envolve os artesãos do município, o qual foi encerrado no meio deste mês (setembro/2017).

Em agosto, o CMEI de Piranguinho (Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Nilmara Renó Carneiro”) deu início a um projeto educativo que envolve os artesãos do município, o qual foi encerrado no meio deste mês (setembro/2017).

Nesse período, os alunos tiveram a visita de alguns artesãos piranguinhenses para que pudessem conhecer várias formas de arte e, com isso, desenvolver a imaginação criadora e a percepção. O trabalho permitiu aflorar a sensibilidade por meio da estética – o que contribui para a expressão afetiva e cognitiva das crianças.

De acordo com Eliane Cristina Silveira Renó, a diretora do Centro Infantil, “O aluno, por meio do fazer artístico, pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas, organizadas a partir da aprendizagem informal e, ao mesmo tempo, pode desenvolver atividades que estabelecem relações interpessoais. Piranguinho possui uma considerável variedade de artesãos que desenvolvem trabalhos belíssimos que enriquecem a cultura local. Muitos deles complementam a renda com essa atividade, beneficiando também a economia do município. No meio cultural, o artesão imprime traços de sua cultura nos objetos que produz, consciente ou inconscientemente. Muitas de suas tradições, como símbolos mágicos e crenças, ficam marcadas em suas peças. O artesão se sente valorizado com sua arte, porque faz objetos que têm serventia e isto lhe dá a certeza íntima de ser útil à comunidade”.

 

Os artesãos que foram ao CMEI levaram algumas de suas artes. Alguns profissionais até desenvolveram atividades com as crianças. O projeto culminou na confecção, realizada pelos alunos juntamente com seus professores, de lindos artesanatos que foram levados para o Desfile de Sete de Setembro (2017).

                           Aluna do CMEI com o pai no Desfile de 7 de Setembro 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia