03 OUT 2017
PROMOÇÃO SOCIAL
CRAS realiza palestra sobre “Prevenção ao Suicídio"
Na última sexta-feira, 29 de setembro, a equipe técnica do CRAS de Piranguinho realizou, na Escola Estadual Sebastião Pereira Machado, SEPEMA, uma palestra sobre "Prevenção ao suicídio”. Tal ação faz parte do “Setembro Amarelo”, uma campanha que valoriza a vida e promove a prevenção do suicídio, que iniciou no país em 2014 e, desde então, ocorre em setembro.

Na última sexta-feira, 29 de setembro, a equipe técnica do CRAS de Piranguinho realizou, na Escola Estadual Sebastião Pereira Machado, SEPEMA, uma palestra sobre "Prevenção ao suicídio”. Tal ação faz parte do “Setembro Amarelo”, uma campanha que valoriza a vida e promove a prevenção do suicídio, que iniciou no país em 2014 e, desde então, ocorre em setembro.

A Palestra no ginásio foi ministrada pela Psicóloga Vanessa Gomes. A profissional destacou que a quantidade de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos em todo o Brasil. “Os idosos ainda estão em maior número entre os que cometem o suicídio no País. No entanto a proporção de jovens cresce aceleradamente. Nos últimos 10 anos, os suicídios aumentaram 33% entre pessoas de 15 a 29 anos”. Afirmou Vanessa durante sua apresentação.

A importância de se quebrarem tabus referentes ao suicídio, um grande desafio para saúde pública, foi um dos assuntos discorridos pela psicóloga. Segundo ela, falar sobre o tema é uma maneira de quebrar o tabu. O estigma de ver o suicídio como pecado, loucura ou covardia impede o indivíduo com pensamentos suicidas de falar sobre seu sofrimento e receber apoio especializado.

A palestra contou com dinâmicas, e os jovens tiveram oportunidade de expressar suas dúvidas e opiniões.

A Secretaria de Saúde, por meio da Promoção Social, agradece à direção da Escola Estadual Sebastião Pereira Machado, SEPEMA, por abrir carinhosamente suas portas a fim de receber a equipe do CRAS para a realização da palestra com um tema tão delicado e urgente em nossos dias.

Veja mais imagens da palestra clicando aqui.